O Caminho do Sertão

17 de abril de 2018

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O EDITAL DO CAMINHO DO SERTÃO 2018

“O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: Esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.”

João Guimarães Rosa

 

O CAMINHO DO SERTÃO promove um mergulho socioambiental e literário no universo de Guimarães Rosa e no cerrado sertanejo dos gerais, percorrendo parte do caminho realizado por Riobaldo e seu bando, personagens centrais do livro Grande Sertão: Veredas, rumo ao Liso do Sussuarão.

O ano de 2018 marca a quinta edição do projeto, introduzindo mudanças e experimentos, seguindo pelos vales dos rios Urucuia e Carinhanha, de pé, durante 7 dias. A Jornada busca amantes (do verbo amar), interessados pela dinâmica do cerrado, suas questões socioambientais, aventureiros, e entusiastas da literatura Roseana, prometendo uma experiência única na vida.

Propõe-se uma jornada existencial, na medida em que  a travessia do sertão proporcione o encontro com as estórias de Rosa, com as estórias e histórias do povo sertanejo dos Gerais e, ainda, com as trajetórias e visões pessoais dos caminhantes, levando-os a refletir sobre suas próprias questões e sobre as questões  socioambientais. Pauta-se um grande diálogo a apontar para o autoencontro de toda verdadeira caminhada. Nos dizeres de Rosa/Riobaldo, “o sertão está em toda parte”, “é do tamanho do mundo”, “não está em lugar nenhum” e “está dentro da gente”, o que revela o paradoxo humano que se reflete na Terra em Transe, em Trânsito, em estado de mutação, em meio à travessia. Gaia, antropoceno, singularidade, redemoinho…

Entre sol, areia, mitos, realidades, sorrisos, abraços e um encharcar-se de sertão, a produção d’Caminho deixa o convite para todos os que desejam enveredar-se. Participem do processo seletivo e entre os dias 07 e 15 de julho, caminhem conosco.

O Caminho do Sertão é realizado pela Agência de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Vale do Rio Urucuia em correalização com a Prefeitura Municipal de Arinos,  com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, em parceria com o SEBRAE, o Instituto Cultural e Ambiental Rosa e Sertão, o Centro de Referência em Tecnologias Sociais do Sertão (Cresertão), a Cooperativa de Agricultura Familiar Sustentável com base na Economia Solidária (Copabase), a Central Veredas, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Roteiros Literários, Estúdio Aspas e a equipe ECOS do Caminho do Sertão.

Para ler o edital e realizar sua inscrição, clique aqui. 

SERVIÇO

Evento: 5ª Edição da Jornada: “O Caminho do Sertão – De Sagarana ao Grande Sertão Veredas”

Data de realização: de 07 a 15 de julho de 2018

Inscrições: até o dia 19 de maio

Informações: caminhodosertao@gmail.com

 

Voltar para o Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *