O Caminho do Sertão

15 de julho de 2014

ITENS ESSENCIAIS PARA “O CAMINHO DO SERTÃO”

CALÇADO CONFORTÁVEL

Por quê? Recomenda-se que o calçado para a caminhada seja, de preferência, já usado (“laceado”), para que possa estar confortável de imediato. Como os trechos a serem percorridos são relativamente longos, os pés podem vir a inchar um pouco no decorrer do dia, assim o ideal é que o calçado escolhido seja folgado o suficiente para evitar bolhas e outros desconfortos. Em geral pode-se usar calçado um número maior que aquele usado pelo caminhante. O corte das unhas dos pés, o mais curto quanto possível, constitui operação fundamental, de modo a evitar dores, coágulos e, até, a queda da unha. O ideal é realizá-lo alguns dias antes da caminhada

BERMUDA DE LYCRA

Por quê? A caminhada de longa distância pode provocar assaduras naqueles que têm as coxas mais grossas. Uma vez provocadas assaduras, a caminhada pode se tornar inviável. Sem o uso desse tipo de bermuda as assaduras podem ocorrer logo no primeiro dia de caminhada, em particular para aqueles cujas coxas raspam uma à outra no caminhar.

CALÇA TAKTEL

Por quê? Em dois dos dias de caminhada passaremos por vegetação com muito orvalho, de modo que tanto tênis como calça podem encharcar rapidamente. A calça taktel é de rápida secagem, o que faz evitar o desconforto durante a caminhada. De outro modo, vestir calça nesses momentos é de grande importância, porque nesses dias cruza-se vegetação que pode causar arranhões. O caminhante poderá levar em sua mochila, se achar conveniente, uma bermuda, para percorrer os trechos mais abertos com maior conforto térmico.

CHAPÉU

Por quê? Para bloquear a incidência de sol na cabeça, no pescoço e no rosto e evitar a luminosidade excessiva nos olhos.

MOCHILA PEQUENA

Por quê? Para carregar os demais itens essenciais abaixo

CHINELOS

Por quê? A ideia é que o chinelo possa ser usado em trechos sem muito mato, para permitir a secagem do tênis (se for necessário) e/ou para descansar os pés dos calçados fechados. Recomendam-se chinelos já usados, para evitar bolhas entre os dedos.

MEIAS EXTRAS

Por quê? O ideal é que haja sempre na mochila um par de meias extra, para o caso do tênis molhar com o orvalho ou o suor. Isso ajudará a proteger os pés e/ou ajustá-los melhor aos calçados. Caminhar muito tempo com os pés molhados pode facilitar a formação de bolhas e, não raro, estas podem inviabilizar a continuidade da caminhada.

GARRAFA D’ÁGUA

Por quê? Vamos percorrer alguns trechos longos sem disponibilidade de água. Apesar da equipe de apoio estar comprometida em facilitar o provimento de água, sair para caminhar, portando garrafa contendo pelo menos 1,5L, é atitude essencial para manter a adequada hidratação.

PROTETOR SOLAR

Por quê? Em alguns dos dias de caminhada o caminhante ficará exposto ao sol por longos períodos, de modo que a proteção solar faz-se necessária.

COMIDA

Por quê? É importante que o caminhante se mantenha nutrido ao longo da caminhada. Uma trouxa de alimentação diária será oferecida para cada caminhante. Então, apesar do caminhante não ter que se preocupar com este item, é importante reservar um espaço da mochila para a comida. Alimentações “mais consistentes” serão realizadas apenas nos pontos de pouso. Pessoas que seguem dieta com restrições devem levar os itens alimentares necessários.

ITENS EXTRAS

Por que? O caminhante, se achar conveniente (ou essencial!), deve reservar espaço na mochila para itens extras, tais como máquina fotográfica, diários, etc. Passa a ser importante, então, estar atento ao peso total da mochila, de modo a evitar o cansaço adicional por excesso de peso.

Sugerimos que os caminhantes pratiquem atividades físicas frequentes (caminhadas, pequenas corridas, pedaladas de bicicleta, etc.) ate a véspera do Caminho do Sertão!

Algumas sugestões

Óculos escuros

Protetor labial

Creme pós-sol

Toalha de rosto

Camisetas claras

Para dormir não esqueça…

Colchonete, travesseiro e cobertas e roupa de cama (ou saco de dormir); um isolante térmico pode ajudar! Além disso, não esquecer: barraca, lanterna e material de higiene pessoal. Tragam o que mais precisarem…

Voltar para o Blog

Uma resposta para “ITENS ESSENCIAIS PARA “O CAMINHO DO SERTÃO””

  1. Bom dia É possível fazer este Caminho em outra data? Tenho um grupo que gostaria de percorrê-lo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *