O Caminho do Sertão

3 de abril de 2019

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A 6ª EDIÇÃO DO PROJETO

Neste ano, o projeto tem como temática o diálogo e busca incentivar as reflexões sobre nossa relação com a prática da escuta

Texto: Carolina Bataier

Foto: Nicole Lopes

Prepare o seu coração: estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Caminho do Sertão – De Sagarana ao Grande Sertão Veredas. Neste ano, assim como na edição anterior, os interessados em adentrar o universo do escritor mineiro João Guimarães Rosa devem preencher o formulário on-line e enviar uma carta escrita à mão falando sobre o desejo de aventurar-se sertão mineiro adentro. As inscrições vão até o dia 14 de maio.

Serão selecionadas 50 pessoas para participar do Caminho entre os dias 6 e 14 de julho. O processo todo tem duração de nove dias, sendo sete de caminhada, saindo da vila de Sagarana e chegando à cidade de Chapada Gaúcha, onde fica o parque Grande Sertão Veredas.

Neste ano, o tema do Caminho do Sertão é diálogo. Experiência aberta às possibilidades, o projeto traz propostas variadas e, por isso, desenvolve-se em conexão com as questões contemporâneas. Nesta 6ª edição, diante de uma realidade onde faltam ouvidos e sobram certezas vagas, a proposta é que os caminhantes disponham de seu tempo a escutar o outro. Para isso, é importante dispor todos os sentidos em favor da compreensão do outro para que se estabeleçam diálogos pautados na troca e no respeito. O tema é um convite à reflexão: como temos trabalhado para conversas saudáveis?

O caminhar junto

A rotina dos sete dias de caminhada inclui horário para acordar, pousos em campings, pausas para as refeições e atividade ao fim do dia – para quem tiver disposição. Por isso, a convivência com o outro é parte do caminho.

Partilhas de alimentos, experiências e curativos permeiam o roteiro. Nos momentos de cansaço, há o silêncio compartilhado. E, em todo o processo, as vivências se fundem, numa troca de conhecimentos.

O grupo conta com apoio de guias, equipe de socorristas e outros profissionais e voluntários. Nas paradas para lanche e pouso, os caminhantes são recebidos pelas comunidades locais e, mais uma vez, o diálogo se faz presente como ponte para a troca de conhecimentos.

O roteiro 

Os pontos de partida e chegada do roteiro não são escolhidos ao acaso. Sagarana é o nome da primeira obra em prosa de Guimarães Rosa; e Grande Sertão: Veredas é o trabalho mais relevante da carreira do escritor.

Assim, o caminhante encontra no trajeto uma das muitas metáforas possíveis: ao trilhar a pé o solo mineiro, faz-se, em poucos dias, o caminho traçado pela obra roseana. O mergulho no sertão mineiro possibilita vivenciar, num crescente, um processo de imersão nas paisagens e personagens presentes nas estórias do autor.  Partimos de onde ele começou, chegamos no ponto cujo nome vem de seu trabalho mais notável. E, ao chegar, possivelmente seremos outros, um tanto mais atravessados pelo sertão e seus personagens.

No roteiro do Caminho do Sertão, há lugares mencionados em Grande Sertão: Veredas, como o Urucuia – o Rio do Amor –, o Ribeirão de Areia e o Vão dos Buracos. Mas a obra de Rosa é apenas uma das muitas possibilidades de aprofundamento que o Caminho proporciona.

Quem se aventura pelas estradas de chão batido, encontra vilas, comunidades quilombolas e propriedades de agricultura familiar. A vivência é de contato com homens e mulheres da terra. E, também, com as contradições, como a ameaça de desertificação do território.

No edital, há mais informações sobre as vagas e processe seletivo.

Clique aqui para acessar o edital e o formulário de inscrição.

 

Créditos – Nicole Lopes

 

 

Voltar para o Blog

Uma resposta para “ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A 6ª EDIÇÃO DO PROJETO”

  1. nadja disse:

    gostaria de participar dessa caminhada
    alem.do orojeto tem.outras datas que a caminhada venha a ocorrer
    tenho interesse
    att
    nadja

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *